quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Palha Italiana

Hoje é dia de Clássico: Atlético MG x Cruzeiro


Belo Horizonte fervendo, grandes rivais históricos, vivendo seu maior momento! 

Eu, como uma mineira legítima, não ficaria de fora desta festa....mesmo distante da minha cidade natal! Fico em casa, torcendo, vibrando, gritanto (prestes a ser expulsa do prédio), me sentindo como se estivesse lá dentro deste caldeirão que é o Independência (ou o famoso Horto), onde vivi momentos de muita alegria. 


Foto: Fim de jogo!!!!!

Galo sai na frente na decisão da Copa do Brasil e vence o Cruzeiro por 2 a 0. Gols de Luan e Dátolo. 

#VamosGalo #Galo       

O hino cantando com paixão, com emoção, escudo estampado do lado esquerdo do peito, fogos de artifício, torcida contagiante, 105 minutos sem parar de cantar. Obrigação é sair sem voz. 
Só quem é Galo entende. Por mais que eu explique, vocês que não são, jamais entenderão tamanha emoção de ver o quando esse sofrimento no vale a pena! E tem um gostinho mais saboroso.



O Galo é assim, surpreendente, quando praticamente não haveria chance de vencer, ele consegue te tirar todo o fôlego, todas as lágrimas possíveis de dentro do corpo. 



   

O que o Galo fez com a gente nas finais da Libertadores não é de Deus! Recentemente, os incríveis 4 gols de virada em duas partidas seguidas, deixando os 2 times no chinelo, de cabeça baixa, de tamanha vergonha que foi, na copa do Brasil.

         

O verbo acreditar, para um Atleticano só existe conjugação na primeira pessoa, esta é a regra. E tem se tornado cada vez mais forte. A força da palavra tem poder.....E como tem tido para o meu querido Atlético Mineiro!


E hoje, vou descansar mais feliz. Mais uma vitória incrível contra nosso maior rival! Nada mais saboroso que um final de partida assim. 

Caiu no Horto, tá morto!
Nós queremos o título. #EuAcredito


E para comemorar este resultado contra nosso maior rival, o Cruzeiro, vamos a uma receita muito fácil, onde o ingrediente principal é o Biscoito Maria. 

Para os que não entenderam, Maria é o codinome do Cruzeiro.





Ingredientes:
1 lata de leite condensado
1 pacote de biscoito maria (ou maizena)
1 lata de creme de leite
8 colheres de sopa de chocolate em pó
2 xícaras de chá de açúcar refinado
1/2 colher de sopa de margarina




Modo de preparo:
Quebre o biscoito em pedacinhos pequenos e reserve
Com o leite condensado, o creme e o chocolate em pó, faça um brigadeiro (coloque tudo em uma panela, leve ao fogo, sempre mexendo para não empelotar. Quando o fundo começar a soltar, e o brigadeiro encorpar, está no ponto). Neste momento desligue o fogo, misture o biscoito quebrado até homogeneizar o brigadeiro com o biscoito.

Unte uma bancada de mármore, ou alguma supeficie lisa, com margarina e despeje essa massa
Abra a massa, batendo com a palma das mãos
Deixe esfriar e corte em quedradinhos

Misture os quadradinhos no açúcar refinado para decorar e servir.







Sem mais.

sábado, 1 de novembro de 2014

Pudim de Leite Condensado da Tia Rosi

Minha sobremesa favorita: Pudim de leite condensado!


Já experimentei muitos pudins por ai e nada pior que colocar na boca algo que é mais amido do que leite condensado, com furinhos e que esfarela na boca. Decepção total!


Mas eu tenho uma tia..... A tia Rosi! Uma pianista de mão cheia que se dedica à música clássica. Ela não tem hora para parar de estudar....a vida dela é o piano!



                



Ela é doce, delicada, pequenininha, magrinha....uma bonequinha! 
E mesmo sendo uma mineira legítima, não combina com esta descrição, ser uma cozinheira de mão cheia não, né?!

Mas a tia Rosi, e não é porque é minha tia, consegue fazer o melhor pudim de leite condensado do planeta! Ela faz isso como ninguém! É simplesmente divino, completamente lisinho, sem furinho algum e cremoso. Eu sonho com ele!



E eu que não sou nada boba, logo aproveitei a visita dela na minha casa para aprender o segredo do Pudim de Leite Condensado, guardados a 7 chaves!



Mãos à obra!




Ingredientes:

- 1 lata de leite condensado
- a mesma medida de leite
- 3 ovos
- 1 colher de sopa rasa de raspas de limão
- 1 xícara de chá de açúcar
- 1/2 xícara de água






Modo de Preparo:

Antes de iniciar, separe a forma do pudim e uma panela, onde ele será cozido (esta é a diferença do pudim da tia Rosi). A forma deve se encaixar nesta panela (ideal se não sobrar espaços nas laterais, para a água ao borbulhar não espirrar no pudim)


1. Bata no liquidificador o leite condensado, o leite, as raspas de limão (este é o segredo! Assim não fica gosto de gema) e os ovos até ficar homogêneo.

2. Coloque o açúcar na forma de assar o pudim e leve direto ao fogo baixo. Mexer até derreter o açúcar e ficar homogêneo e só então adicione a água. O açúcar vai endurecer, e ainda no fogo passe levemente a colher para que ele vá se soltando da forma, inclusive nas laterias, para não queimar o açúcar e ficar com gosto amargo. 



Esta parte eu confesso: É chata! Exige extrema paciência..... 
Até a tia Rosi acha isso.... 
Mas tenha, porque vale a pena!

Se a quantidade de água for insuficiente, adicione um pouco mais, mas lembre-se, a ideia não é deixar a calda rala, ele deve ficar bem consistente. Não tenha medo de achar que o açúcar duro nunca irá derreter, porque ele vai (até a tia Rosi achou que não ia derreter)


3. Quando a calda virar caramelo, levemente escuro e consistente, desligue o fogo e adicione o creme batido à calda (dê mais uma batida do caldo no liquidificador antes de virá-la na forma).


          


4. Adicione 1/3 de água na panela que irá cozinhar o pudim, encaixe a forma do pudim dentro e tampe. Ligue o fogo no médio e cozinhe.


5. O pudim fica pronto quando começa a formar pequenas bolhinhas e você pode espetar com um garfo. Caso o garfo saia limpo, é porque está pronto.



Dica: É sempre bom ficar de olho enquanto o pudim cozinha, pois um fogo mais alto, pode queimar a calda e também não assar de forma homogênea.





6. Espere esfriar completamente o pudim para desenformar, caso contrário ele pode quebrar. Procure desenformar em uma travessa não muito rasa, pois a calda pode derramar. E faça sempre a virada da forma na travessa, na pia, para não correr o risco de derramar calda no chão!






Faça muito bom proveito! E lembre-se da tia Rosi :)