quarta-feira, 18 de março de 2015

Miolo de Paleta com purê cremoso de Mandioquinha

A Marina, é uma super amiga (e divisora do Ap), um amor de pessoa! Aquela que sabe de todos os seus casos, te escuta até não aguentar mais, dá o ombro amigo, extremante engraçada (diga-se pela fantasia de Wally ao lado) enfim, pau pra toda obra. Mas se tem uma coisa que ela falha e feio, é na cozinha. Então digamos que ela tem a maior sorte do mundo por ter me encontrado e resolvido dividir o Ap comigo :)

Boba, ela nada é. Sabendo do seu desastre na cozinha (SIIIIIM, ELA JÁ QUEIMOU OVO.....E PIPOCA, e não foi queimadinha de pipoca de leve, foi do tipo de perder a panela) e meu pequeno dom na culinária, em uma viagem à Ribeirão Preto, não se rendeu às tentações de fazer a festa na Vila Beef, casa de carnes de um amigo nosso. Somos loucas e apaixonadas por carne!

Dica: Se você mora ou por um acaso, algum dia estiver passando por Ribeirão, faça como ela, nem cogite não entrar. Eu ainda não tive a oportunidade de conhecer pessoalmente, mas pelo Facebook e Instagram, e experimentando a carne de perto, não tive dúvidas da qualidade da matéria prima e do local.

Mas voltando À história, eis que Marina me compra um Miolo de Paleta. Que que isso.... não tem condições essa carne de tão delícia é. E receita boa, a gente não pode guardar, tem que deixar mais gente feliz que nem a gente ficou! E ainda por cima é fácil de fazer.


Rendimento: 5 porções
Ingredientes: 
- Aproximadamente 1,2Kg (depende da vontade de comer carne) de Miolo de paleta
- 600g de mandioquinha
- 1 caldo de legumes
- 2 dentes de alho picados bem pequenininhos e 3 dentes inteiros
- 200g de creme de leite fresco
- 3 colheres de manteiga
- 3 batatas médias
- 150g de gorgonzola
- Sal e pimenta do reino (moída na hora) a gosto


Modo de Preparo:
Tempere o miolo de paleta com sal e pimenta do reino a gosto, apenas de um lado.
Coloque o alho para assar durante todo o preparo da receita. No final, basta retirá-lo do forno. Ele vai estar macio por dentro e não terá o sabor forte quando cru. Fica uma delícia comê-lo com a carne.



Em uma panela, coloque as batatas inteiras com casca para cozinhar e as mandioquinhas descascadas, o caldo de legumes e água para ferver.
Quando cozidas (basta fincar com um garfo, se a batata ou a mandioquinha não fixarem no garfo e cair, é porque estão cozidas).
Para as batatas: corte-as ao meio, retire o miolo (com cuidado com uma colher, fazendo um buraco). Coloque o queijo gorgonzola em uma panela e adicione 3 colheres de sopa de creme de leite fresco, até dissolver um pouco. Jogue este creme de queijo dentro da batata. Leve ao forno para gratinar.
Para mandioquinhas: Retire-as e coloque em um liquidificador e bata com 2 colheres de manteiga e vá colocando o creme de leite aos poucos. Se jogar todo o creme e ficar muito consistente, acrescente um pouco mais e se ao seu gosto antes da quantidade total indicada estiver com a consistência boa, coloque um pouco menos. Cozinhar é assim, temos que fazer ao nosso gosto e uma receita pode ser ideal para mim e não ser para você. Tem que ir no olho, tem que ir provando, tem que ficar ideal para você. A receita é apenas os primeiros passos a serem seguidos.
Coloque o alho picadinho na panela com um pouquinho só de manteiga, quando ele começar a ficar dourado, jogue o purê cremoso de mandioquinha. Acrescente sal se necessário.
Em uma panela (preferencialmente de ferro), coloque a peça de miolo de paleta para grelhar com parte da manteiga restante. Se você quer uma carne mal passada, basta selar, que é colocar a carne somente quando o fogo estiver queimando a panela e a gordura bem quente. Quando a carne formar uma casquinha, é porque ela estará sangrando por dentro e bem tostada por fora. Para uma carne ao ponto, abaixe um pouco o fogo e deixe dourar por um tempo maior.


Se isso tudo for muito difícil, quando você achar que pode estar bom, corte um pedacinho na lateral e veja se está bem passada. A paleta será cortada em fatias, e se ela estiver muito vermelha para você, grelhe as fatias um pouquinho mais.
Basta montar o prato. Coloque o purê de mandioquinha, coloque as fatias da paleta sobre o purê. Decore com a batata e o alho e pronto!





segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Linguini com Camarão e Abobrinha

Se tem um prato que eu sempre vou amar é massa! 
Certa vez, fui conhecer o restaurante Ritz em São Paulo.


Um bistrô delicioso com entradinhas maravilhosas (Recomendo a bruschetta de aspargos) e um prato principal que nunca consegui variar: Liguini com Camarão e Abobrinha. Sabe aquela coisa de tentar experimentar algo novo, mas logo quando chego na porta, lembro do linguini, já dá água na boca e descarto toda e qualquer possibilidade de uma nova experiência gastronômica no bistrô.



Pois então, depois de muito me deliciar com este prato, vasculhei sites diversos de receitas, preparei algumas vezes este prato para chegar na receita mais próxima deste Linguini dos Deuses! Deu certo, ficou muito gostoso e vale a pena fazer! É rápido e fácil

Mãos à obra


Rendimento: 4 porções
Ingredientes:


- 400g de Linguine (Para quem não conhece essa minha massa favorita do momento, ela é parecida com um espaguete, porém achatada. A da marca Barilla eu recomendo e está disponível nos mercados)

           
- 400g de camarão rosa grande ou cinza médio, limpo (sem casca e sem o “intestino” que fica na parte de cima do camarão)
- 1 cenoura média cortada em tirinhas finas
- 1 abobrinha media cortada em tirinhas finas (use apenas a parte da casca que não contém sementes)
- 1 pitada de pimenta caiena
- 1/2 cebola picada
- 1 dente de alho picado
- Azeite ou manteiga para selar os camarões e refogar os legumes
- 50ml de vinho branco seco
- 1 colher (sopa) de salsinha picada
- 1/2 limão tahiti (raspas e suco)
- 1/2 xícara de creme de leite fresco (Você encontra em qualquer mercado. Fica na parte refrigerada, próximo das manteigas e requeijão. faz toda a diferença no sabor de um creme de caixinha UHT. Recomendo da marca Verde Campo. Foto à esquerda)
- sal a gosto






Modo de Preparo:
Pré cozinhe as tirinhas de cenoura em água com um pouco de sal, até ficarem ao dente.
Aqueça muito bem uma frigideira grande. Unte com um pouco de azeite e manteiga e grelhe os camarões dos dois lados até que fiquem bem dourados e cozidos. Tempere-os com sal e pimenta e reserve em um recipiente. Na mesma frigideira que grelhou os camarões, coloque a manteiga e a cebola. Quando a cebola ficar transparente, coloque o alho e quando começar a dourar, junte a abobrinha e a cenoura em tiras. Refogue um pouco até a abobrinha ficar macia (mas sem se desmanchar). Adicione o vinho branco, as raspas, o suco de limão e deixe evaporar.
Coloque o linguine para cozinhar em uma panela cheia de água e 1 colher (chá) de sal.
Junte o camarão grelhado ao molho, adicione o creme de leite, a pimenta e o sal. Quando o linguine estiver ao dente, misture ao molho e sirva com salsinha picada por cima.

O resultado final deste prato é a massa saborosíssima, apenas envolvida no molho divino (que não deve estar em excesso), com legumes crocantes!