quarta-feira, 18 de março de 2015

Miolo de Paleta com purê cremoso de Mandioquinha

A Marina, é uma super amiga (e divisora do Ap), um amor de pessoa! Aquela que sabe de todos os seus casos, te escuta até não aguentar mais, dá o ombro amigo, extremante engraçada (diga-se pela fantasia de Wally ao lado) enfim, pau pra toda obra. Mas se tem uma coisa que ela falha e feio, é na cozinha. Então digamos que ela tem a maior sorte do mundo por ter me encontrado e resolvido dividir o Ap comigo :)

Boba, ela nada é. Sabendo do seu desastre na cozinha (SIIIIIM, ELA JÁ QUEIMOU OVO.....E PIPOCA, e não foi queimadinha de pipoca de leve, foi do tipo de perder a panela) e meu pequeno dom na culinária, em uma viagem à Ribeirão Preto, não se rendeu às tentações de fazer a festa na Vila Beef, casa de carnes de um amigo nosso. Somos loucas e apaixonadas por carne!

Dica: Se você mora ou por um acaso, algum dia estiver passando por Ribeirão, faça como ela, nem cogite não entrar. Eu ainda não tive a oportunidade de conhecer pessoalmente, mas pelo Facebook e Instagram, e experimentando a carne de perto, não tive dúvidas da qualidade da matéria prima e do local.

Mas voltando À história, eis que Marina me compra um Miolo de Paleta. Que que isso.... não tem condições essa carne de tão delícia é. E receita boa, a gente não pode guardar, tem que deixar mais gente feliz que nem a gente ficou! E ainda por cima é fácil de fazer.


Rendimento: 5 porções
Ingredientes: 
- Aproximadamente 1,2Kg (depende da vontade de comer carne) de Miolo de paleta
- 600g de mandioquinha
- 1 caldo de legumes
- 2 dentes de alho picados bem pequenininhos e 3 dentes inteiros
- 200g de creme de leite fresco
- 3 colheres de manteiga
- 3 batatas médias
- 150g de gorgonzola
- Sal e pimenta do reino (moída na hora) a gosto


Modo de Preparo:
Tempere o miolo de paleta com sal e pimenta do reino a gosto, apenas de um lado.
Coloque o alho para assar durante todo o preparo da receita. No final, basta retirá-lo do forno. Ele vai estar macio por dentro e não terá o sabor forte quando cru. Fica uma delícia comê-lo com a carne.



Em uma panela, coloque as batatas inteiras com casca para cozinhar e as mandioquinhas descascadas, o caldo de legumes e água para ferver.
Quando cozidas (basta fincar com um garfo, se a batata ou a mandioquinha não fixarem no garfo e cair, é porque estão cozidas).
Para as batatas: corte-as ao meio, retire o miolo (com cuidado com uma colher, fazendo um buraco). Coloque o queijo gorgonzola em uma panela e adicione 3 colheres de sopa de creme de leite fresco, até dissolver um pouco. Jogue este creme de queijo dentro da batata. Leve ao forno para gratinar.
Para mandioquinhas: Retire-as e coloque em um liquidificador e bata com 2 colheres de manteiga e vá colocando o creme de leite aos poucos. Se jogar todo o creme e ficar muito consistente, acrescente um pouco mais e se ao seu gosto antes da quantidade total indicada estiver com a consistência boa, coloque um pouco menos. Cozinhar é assim, temos que fazer ao nosso gosto e uma receita pode ser ideal para mim e não ser para você. Tem que ir no olho, tem que ir provando, tem que ficar ideal para você. A receita é apenas os primeiros passos a serem seguidos.
Coloque o alho picadinho na panela com um pouquinho só de manteiga, quando ele começar a ficar dourado, jogue o purê cremoso de mandioquinha. Acrescente sal se necessário.
Em uma panela (preferencialmente de ferro), coloque a peça de miolo de paleta para grelhar com parte da manteiga restante. Se você quer uma carne mal passada, basta selar, que é colocar a carne somente quando o fogo estiver queimando a panela e a gordura bem quente. Quando a carne formar uma casquinha, é porque ela estará sangrando por dentro e bem tostada por fora. Para uma carne ao ponto, abaixe um pouco o fogo e deixe dourar por um tempo maior.


Se isso tudo for muito difícil, quando você achar que pode estar bom, corte um pedacinho na lateral e veja se está bem passada. A paleta será cortada em fatias, e se ela estiver muito vermelha para você, grelhe as fatias um pouquinho mais.
Basta montar o prato. Coloque o purê de mandioquinha, coloque as fatias da paleta sobre o purê. Decore com a batata e o alho e pronto!





Nenhum comentário:

Postar um comentário